Dez coisas que só quem tem ansiedade faz

Publicado dia 20 de outubro de 2020

Jéssica Kuhn
Todo mundo já sentiu ansiedade em algum momento. Mas quando você convive frequentemente com um estado mental como esse, acaba incorporando certos comportamentos em sua vida.

As pessoas talvez nem percebam que algumas das coisas que você faz rotineiramente se devem, sobretudo, à sua ansiedade. Quer ver?

1. Recusar convites

O ansioso muitas vezes recusa convites quando gostaria de aceitá-los.

Mil coisas passam pela sua cabeça e o desgaste é tanto tentando se prevenir para algo que possa vir a dar errado que parece mais fácil desistir.

2. Ficar obcecado por coisas pelas quais ninguém se importa tanto

Qualquer erro, uma falha, um fora, ou mesmo o jeito como uma pessoa olhou assume proporções gigantescas. E enquanto rumina tais pensamentos, o ansioso nem se lembra de focar na resolução do problema.

3. Queixar-se de cansaço (mesmo sem ter feito nada durante o dia)

Você se sente exausto todo o tempo. Fisicamente, mentalmente, emocionalmente. Ansiedade cansa.

4. Mas… você não gosta de dormir

Dormir é uma perda de tempo e vira um desafio.
Relaxar é complicado, porque a pessoa fica remoendo tudo o que aconteceu durante o dia e ainda fica pensando nas tarefas do dia seguinte. É comum também acordar antes do horário por ter um compromisso qualquer marcado ou não conseguir dormir mesmo cansado.

5. Temer sempre pelo pior

O ansioso tenta se precaver, antecipando os possíveis problemas e acaba pensando sempre no pior. Viajar é extenuante e qualquer dor no corpo, por exemplo, o faz pensar em alguma doença mais grave.

6. As conversas ficam pairando sobre a sua cabeça

Não importa se foram agradáveis ou não, elas serão minuciosamente examinadas em busca de um motivo para sentir-se mal.

7. Preocupa-se quando alguém lhe perguntar se está tudo bem

Diante de tal pergunta, logo surge o pensamento: “Estou tão mal assim? Será que fiz algo de errado? Estou aparentando cansaço ou doença?”
E se essa pergunta surgir durante uma crise de ansiedade, pode muito bem agravar o quadro.

8. Sente-se culpado se alguém não responde imediatamente

Não importa se a pessoa que ainda não lhe respondeu é seu melhor amigo ou alguém menos próximo: o pensamento é sempre o de ter feito algo de errado que justifique a ausência de resposta. A menos que a causa encontrada seja a “certeza” de que “aconteceu alguma coisa de ruim com a pessoa pra ela não ter me respondido ainda”.

9. Vive se comparando com os outros da mesma idade

No timeline das midias sociais, várias pessoas de sua mesma idade estão conseguindo o emprego dos sonhos. Ver isso lhe faz muito mal. Mesmo que não queira se comparar com os outros, é inevitável ficar preocupado com o rumo da sua vida, se sentindo inferiorizado e desprestigiado.

10. Leva uma eternidade para você fazer qualquer coisa

Claro, você está perdido dentro da sua própria cabeça, precisa organizar tantos pensamentos que lhe ocorrem ao mesmo tempo!

Se a ansiedade estiver atrapalhando os seus dias, procure a ajuda de um profissional. A psicanálise é a técnica de psicoterapia que irá buscar no inconsciente as causas de sua ansiedade e, assim, irá lhe ajudar a solucionar o problema.

E você, já tratou sintomas de ansiedade com um psicanalista antes? Ainda tem dúvidas com relação a esse tipo de abordagem e seus benefícios? Entre em contato conosco ou deixe um comentário com a sua opinião sobre o assunto.

Tags:

#JéssicaKuhn #iPSI #psicanálise #ansiedade #ansioso