Ansiedade: pensamentos que engordam

Publicado dia 10 de agosto de 2021

 

Jéssica Kuhn

Se algumas pessoas perdem o apetite quando estão ansiosas, outras… pelo contrário, exageram na ingestão de calorias. A relação entre alimentação e ansiedade é bastante complexa.

A ansiedade pode levar nosso organismo a desejar mais açúcar, gordura, carboidratos e outros tipos de alimentos. É o que chamamos de “fome emocional”.

Percebemos que estamos ansiosos, ganhando peso e não sabemos como lidar com essa situação. Ansiosos, passamos a dormir  menos e mal, e isso diminui a quantidade de hormônios que controlam o apetite.

Como evitar a fome emocional

Com alto nível de ansiedade, é natural entrar em um ciclo de ingestão de alimentos de baixo valor nutricional, que pode acarretar outras consequências indesejáveis à saúde.

Sabemos que hábitos alimentares saudáveis e exercícios físicos ajudam no combate à ansiedade e auxiliam no emagrecimento, liberando serotonina e endorfinas e garantindo também a sensação de bem-estar.

Bastaria então adotar esses bons hábitos. Mas nem sempre conseguimos esse equilíbrio, não é mesmo?

A importância do acompanhamento psicológico

A psicanálise irá auxiliar na identificação das emoções, buscando não só a origem e causa de sua ansiedade, como também os gatilhos responsáveis por acionar esse comportamento.

Você aprenderá a lidar com a sua ansiedade, não permitindo que episódios de compulsão alimentar passem a ser incorporados a este processo.

A saúde mental ajudará a manter a saúde de seu corpo, e assim desenvolver uma relação saudável com a comida. Fazendo melhores escolhas alimentares, a tendência certamente é ter uma vida menos estressante e mais saudável.

Cuidado: compulsão alimentar à vista

É importante identificar e controlar sentimentos e emoções que estão colocando sua saúde em risco.

Ter controle sobre os pensamentos que engordam é importante. Veja que descontar sua ansiedade, nervosismo e frustração na comida pode levar a um transtorno alimentar.

A compulsão alimentar é uma patologia na qual a pessoa come mesmo sem fome. É uma perda de controle motivada por diversas causas, dentre elas: ansiedade, estresse, pós-dieta e baixa autoestima.

A ansiedade é uma “antecipação de uma ameaça futura”, uma preocupação com o que possa vir a acontecer. O alívio da ansiedade causado após a ingestão de grande quantidade de alimentos não é normal. Podemos estar diante de uma tentativa de fuga dos problemas e da realidade.

A hora de buscar ajuda

Comer mesmo sem estar com fome, comer escondido, sentir-se culpado após comer ou comer muito mais rápido que o normal são sinais de que algo não vai bem em seu emocional.

Se você está se identificando com essa situação ou conhece alguém que passa por isso, é importante ter em mente que o problema pode ser maior do que uma simples necessidade de dieta.

Pode ser um descontrole emocional motivado por vários fatores que precisam ser acompanhados por um profissional, que tanto pode ser um psicanalista, um psicólogo ou um psiquiatra, sendo este último responsável por também fazer um acompanhamento medicamentoso se necessário.

A i-PSI quer ouvir você. Como você tem lidado com a sua ansiedade? Deixe aqui seus comentários.

 

Tags:

 

#JéssicaKuhn #i-PSI #psicanálise #ansiedade #fomeemocional #compulsãoalimentar