Ansioso, eu?

Publicado dia 17 de março de 2020
Jéssica Kuhn Ansioso, eu? Por que, como assim? TAG? Que TAG? O que é isso?
Já te conto. Você sabia que o brasileiro é o povo mais ansioso do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)? Cerca de 9% da nossa população sofre de ansiedade. E se pensarmos em termos planetários, 33% da população vive com este transtorno.

Os millenials, também conhecidos como “geração Y”, que inclui os nascidos entre as décadas de 1980 e 1990 e que estão hoje com 30 a 40 anos, são os campeões em ansiedade. E é fácil entender por quê: pense numa pessoa conectada o tempo todo, exaustão física, mental e emocional se combinando com preocupações excessivas em relação ao futuro, medo de perder o controle das situações…
 
Ansiedade comum ou Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG)?
Para entender melhor o que significa TAG, é bom lembrar que a ansiedade é uma reação normal diante de situações que gerem expectativa ou possam suscitar apreensão e medo.
Mas as pessoas que sofrem do que chamamos de “distúrbios de ansiedade” a apresentam num nível muito alto, desproporcional aos acontecimentos. Daí resulta um grande sofrimento, que se manifesta na forma de uma preocupação constante e de medos excessivos.
Não é “só” isso: surgem também sintomas físicos difíceis de controlar e que acabam interferindo no desempenho profissional, estudantil e familiar, prejudicando a qualidade de vida. Pronto, estamos falando do Transtorno de Ansiedade Generalizado, TAG para os íntimos.
E observe só como o mecanismo é traiçoeiro: uma vez que os ansiosos muitas vezes evitam relaxar com medo de perder o controle da situação, são constantemente atormentados por um fluxo de pensamentos que os fazem tentar prever e assim se precaver de todas as situações possíveis e imaginárias. A ansiedade, assim, se retroalimenta.
 
Alerta: saúde em risco
A ansiedade, quando excessiva, pode representar um grande risco à saúde. A estimativa dos especialistas é de que cada quatro a cinco casos de depressão sejam resultado de algum tipo de ansiedade não tratado. Esta dupla – depressão e ansiedade – quando aparece junta é uma das principais causas de suicídio no mundo. Além disso, o excesso de cortisol causado pelas crises aumenta o risco de diabetes, hipertensão arterial e outras doenças cardíacas.
A doença pode se tornar extremamente restritiva para a vida do paciente, daí a importância de se procurar um profissional para avaliação, já aos sinais dos primeiros sintomas.
 
Afinal, eu tenho TAG?
O diagnóstico é feito através de uma avaliação clínica que leva em conta a história de vida do paciente. É fundamental que se estabeleça o diagnóstico diferencial com síndrome do pânico ou fobia social, por exemplo.
Mas já dá para ter uma ideia só de conferir algumas características que costumam estar presentes nos casos de TAG.
Check-list da TAG
Conheça os principais sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada:
• Preocupações e medos exagerados a ponto de interferir no trabalho e/ou nos relacionamentos
• Dificuldade de concentração
• Dificuldade para dormir, ou sono interrompido, entrecortado, pesadelos
• Problemas digestivos (náuseas ou diarreia)
• Fadiga constante
• Irritabilidade
• Tensão muscular (tremedeira, dores de cabeça e dores no corpo)
• Fome compulsiva
• Pensamentos obsessivos
• Taquicardia
• Tontura
• Suor em excesso
• Falta de ar
• Boa seca
 
Deu match? Então vamos tratar!
O tratamento muitas vezes inclui o uso de ansiolíticos e/ou antidepressivos sob orientação médica. A psicanálise ajuda a controlar os sintomas, fazendo com que a pessoa compreenda porque seu inconsciente está se manifestando dessa maneira.
A ansiedade está muito ligada à sensação de “abandono do bebê”, sendo ela uma resposta do nosso inconsciente a situações que consideramos traumáticas ou perigosas.
A análise vai buscar as origens desse comportamento e assim ensinar ao paciente como controlar os sintomas. Os sintomas cessam e aprende-se a lidar de forma mais equilibrada e saudável com os desafios do dia a dia.