Jéssica Kuhn indica “Katla

Publicado dia 14 de outubro de 2021

i-PSIne 🎬:
“Katla”
Nacionalidade: Islândia
Ano: 2021
Direção: Baltasar Kormákur
Gênero: Drama, mistério, ficção científica
Duração: 00:45 (temporada com 10 episódios)
Plataforma: Netflix

 

Do premiado diretor islandês Baltasar Kormákur (“Everest” , “Dose Dupla”, “Contrabando” e “Trapped”), “Katla” é uma série com identidade própria, embora à primeira vista possa parecer um cruzamento entre “Solaris” e a série francesa “The Returned”.

Misturando ficção científica e folclore islandês com imagens belíssimas da exótica paisagem selvagem da ilha, a série se passa e foi filmada em Vik, cidade turística com apenas 300 habitantes e cujo povoamento remonta ao século IX (embora somente em 1890 os comerciantes tenham se estabelecido de forma permanente na região). Isolada, está a pelo menos 50 km de distância de qualquer cidade ou povoado, em cada direção. A cidade faz fronteira com o vulcão Katla ao norte, e a pitoresca Igreja Víkurkirkja é o ponto de encontro em caso de erupção repentina ou inundação.

Além deste cenário, as filmagens aconteceram nas próprias instalações de produção do RVK Studios da Kormákur, nos arredores de Reykjavík.

Na pequena Vik, há um ano o vulcão Katla entrou em erupção. A maior parte dos moradores foi embora, mas a cidade passou a receber equipes de pesquisadores e alguns curiosos dispostos a explorar a geleira e o ambiente inóspito. E coisas muito estranhas, saídas das cinzas do vulcão, começam a acontecer.

A dona do hotel jura ser “changeling”, uma história do folclore local, enquanto um geógrafo acredita ser algo de outro planeta que se esconde em Katla.

“Katla” peca na lentidão em alguns momentos, mas foi esse ritmo que proporcionou um desenvolvimento muito interessante para a trama.

Quando finalmente entendemos (mais ou menos) o que está acontecendo, entendemos também a intenção do roteiro de lidar com a culpa, os arrependimentos e o luto.

Não busque explicações lógicas, e se preocupe mais com a viagem do que com o destino. Ao fim dela, tudo fará muito sentido, especialmente para a psicanálise.

Tags:

#JéssicaKuhn #i-PSIne #Psicanálise #Katla #BaltasarKormákur