Jéssica Kuhn indica “O alienista

Publicado dia 28 de janeiro de 2021

 

i-PSIne 🎬:

“O alienista”
Nacionalidade: Estados Unidos
Ano: 2018
Direção: David Caffrey
Gênero: Série de TV, policial, drama, mistério
Duração: 0:50 (duas temporadas, a primeira com dez episódios e a segunda com oito)
Plataforma: Netflix

Não, esta série da Netflix nada tem a ver com a novela homônima de Machado de Assis. Mas tem tudo a ver com a obra de Freud: o personagem “alienista” investiga crimes no século 19, relacionando-os a elementos da psicanálise.

A série incorpora fatos verídicos à ficção, incluindo personagens que são figuras históricas, como Theodore Roosevelt (Brian Geraghty), que ocupou o cargo de comissário de polícia de Nova York entre os anos de 1895 a 1897, combatendo a corrupção daquela que era conhecida como uma das forças policiais mais corruptas da América.

Cita também o destacado médico e fisiologista austríaco Josef Breuer, professor e amigo de Freud. Breuer é considerado o criador do “método catártico”, precursor do “método de associação livre” utilizado na Psicanálise. Há também uma breve e pertinente referência ao grande médico francês Pierre Paul Broca.

Na Nova York do final do século 19, o médico Lazslo Kreizler (Daniel Bruhl) investiga crimes em série contra meninos que se prostituem. O seu desejo é descobrir as motivações psíquicas dos criminosos. Muitas de suas hipóteses são projeções de suas próprias neuroses e traumas, incorporando assim à trama elementos da psicanálise – que começava a nascer.

Além do caráter instigante da psicanálise, a série conta ainda com fotografia, cenário e figurinos primorosos! Mas atenção: conta também com cenas fortes e impactantes, dentro de um excelente roteiro que sabe como prender a atenção e manter o suspense do início ao fim.

Tags:

#JéssicaKuhn #i-PSIne #Psicanálise #OAlienista #DavidCaffrey