Jéssica Kuhn indica “Onde está meu coração”

Publicado dia 2 de setembro de 2021

i-PSIne 🎬:

“Onde está meu coração”
Nacionalidade: Brasil
Ano: 2021
Direção: Luísa Lima
Gênero: Drama
Duração: 01:00 (primeira temporada com dez episódios)
Plataforma: Globoplay

 

Em sua primeira temporada, a série brasileira de TV “Onde está meu coração” mostra que a droga não tem preferência por cor, religião e muito menos classe social.

Os autores George Moura e Sergio Goldenberg e a diretora artística Luísa Lima apresentam os conflitos que uma família enfrenta por causa da dependência de drogas da filha primogênita.

Amanda (Letícia Colin) é uma jovem e brilhante médica dedicada a seus pacientes. Mas a pressão diária do trabalho dentro do hospital acaba sobrecarregando a moça, que busca algum tipo de consolo nas drogas. Enquanto ela tenta tratar sua dependência química, vê seu mundo desmoronar: seu casamento com Miguel (Daniel Oliveira), seu relacionamento com a irmã, Júlia (Manu Morelli), e a união de seus pais, Sofia (Mariana Lima) e David (Fabio Assunção).

A droga chega ao sujeito como uma tentativa de anestesiar seu mal-estar e reparar o embaraço do sujeito em relação ao seu desejo.

O adicto sente que seus vínculos sociais parecem estar sob constante ameaça de se diluírem. Ou então ele forma um forte vínculo com uma pessoa e passa a se atormentar pelo risco de perdê-la.

Ele, adicto, foge a qualquer tentativa de elaboração psíquica, e de consumidor passa a ser consumido pela droga. Tanto assim, que a queixa inicial do toxicômano não é sintomática, mas de escravidão a um objeto.

Não basta retirar a droga do sujeito como uma proposta de cura. É preciso, ao contrário, retirar o foco da dependência orgânica e privilegiar o seu discurso. Assim, o psicanalista inaugura um espaço de escuta do sujeito – e não da droga – ao dar a palavra ao adicto.

Contando com uma atuação impactante e visceral de Letícia Colin, “Onde está meu coração” é uma série que chega para quebrar tabus, e que traz reflexões importantes para compreendermos o problema da dependência química.

Tags:

#JéssicaKuhn #i-PSIne #Psicanálise #OndeEstáMeuCoração #LuísaLima