Jéssica Kuhn indica “Os ausentes”

Publicado dia 5 de agosto de 2021

i-PSIne 🎬:

“Os ausentes”

Nacionalidade: Brasil
Ano: 2021
Direção: Caroline Fioratti
Gênero: Drama
Duração: 0:45 (1ª temporada com 10 episódios)
Plataforma: HBO Max

Criada por Maria Carmem Barbosa e Thiago Luciano, “Os ausentes” é a primeira série brasileira original da HBO Max, disponível desde a última quinta-feira feira (22 de julho) com exclusividade para os assinantes da plataforma de streaming.

São dez episódios nessa 1a temporada, que acompanham a rotina de uma agência de investigação de pessoas desaparecidas, e  protagonizados por Maria Flor e Erom Cordeiro. Cada episódio contará uma história diferente.

A atração, que teve produção de grande escala com direito a mil figurantes e roteirista de “Law & Order”, aborda um problema social pouco falado no país: o desaparecimento de pessoas.

A trama conta a história do ex-delegado Raul Fagnani (Erom Cordeiro), que decidiu abrir uma agência de investigação de pessoas desaparecidas após o sumiço de Sofia, sua filha de cinco anos. A Ausentes (nome da agência) revira o submundo da cidade de São Paulo e coloca o protagonista a serviço daqueles que não podem buscar ajuda do governo.

Ao mesmo tempo em que dá andamento a um arco principal envolvendo Raul e a jornalista Maria Julia (Maria Flor), o modelo de série procedural (com um caso por episódio), permite explorar a diversidade de histórias reais acontecidas no Brasil.

Embora o tema dos desaparecimentos esteja também um tanto “ausente” dos noticiários, os índices impressionam: no Brasil, oito pessoas desaparecem a cada hora – só em São Paulo são dois desaparecimentos a cada 60 minutos.

De acordo com dados oficiais do Anuário Estatístico do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foram registrados 82.094 desaparecimentos em todo o país no ano de 2018. Só no estado de São Paulo, 24.368 pessoas estavam desaparecidas no mesmo período.

Os números são ainda mais alarmantes se analisarmos o período entre 2007 e 2018: foram 858.871 casos no estado de São Paulo (todos os dados estão disponíveis no site do Governo do Estado de São Paulo).

Muitos desses desaparecimentos passam anos sem respostas ou não chegam a ser concluídos, uma realidade que, embora silenciosa e abafada, se torna cada vez mais difícil de ignorar.

Segundo Mara Leão, produtora executiva da série, muitas pessoas que trabalharam nos bastidores conheciam alguém que desapareceu no Brasil.

O desaparecimento é um fenômeno mais complexo do que a morte, pois envolve uma série de sentimentos ambíguos, como desesperança, tristeza, sofrimento, culpa, raiva, impotência e medo acentuados, todos coexistindo com a esperança e fé no reencontro.

A perda por desaparecimento é um luto e é preciso dar suporte às famílias. Este é um luto marcado pela oscilação e que segue sem interrupção enquanto a situação permanece incerta.

Quando essa perda não é reconhecida socialmente, os enlutados sentem-se desorientados, estigmatizados e excluídos, o que representa um fator de risco adicional à saúde mental. Muitas vezes, pode ser necessário que o enlutado recorra à ajuda psicológica e psiquiátrica.

“Os ausentes”, portanto, apresenta um retrato socioeconômico importante de São Paulo e mostra como o sistema muitas vezes negligencia aqueles que precisam de ajuda para encontrar seus entes queridos.

 

Tags:

#JéssicaKuhn #i-PSIne #Psicanálise #OsAusentes #CarolineFioratti