Lisa Louzinha indica “Antonia: uma sinfonia”

Publicado dia 26 de agosto de 2021

Lisa Louzinha indica “Antonia: uma sinfonia”

i-PSIne 🎬:

“Antónia – uma sinfonia”
Nacionalidade: Holanda, Bélgica
Ano: 2018
Direção: Maria Peters
Gênero: Biografia, drama
Duração: 02:17
Plataforma: Netflix

 

Ambientado no início do século XX em Amsterdã, Berlin e Nova York e inspirado na história real de uma das mais excepcionais regentes de orquestra do último século, o filme “Antonia – uma sinfonia”

traz uma cativante história de ambição, coragem e muito amor.

Willy Wolters tinha um sonho: dedicar-se à sua paixão pela música e conduzir uma grande orquestra. Mas havia um problema: Willy era uma mulher, e se em 1926 já era raro que mulheres pudessem se matricular no conservatório para estudar um instrumento musical, muito mais raro que fossem admitidas em um curso de regência.

Mas Willy estava determinada. Além de se dedicar a seu emprego em uma grande casa de concertos, ela passava horas atrás do piano todos os dias, sem deixar de procurar por um professor de regência que estivesse disposto a ajudá-la.

Adotando, então, um novo nome – “Antonia Brico” –, a talentosa musicista conhece as mais diversas pessoas, incluindo o imensamente rico e atraente Frank Thomsen, muito bem relacionado no mundo da música. No início, os dois não se suportam, entretanto, quanto mais se chocam, mais percebem a afeição que sentem um pelo outro.

Enquanto esse amor parece florescer em sua vida, os esforços de Willy finalmente valerão a pena, e ela andará a passos rápidos na direção do sucesso. O roteiro e a direção do longa ficaram a cargo de Maria Peter, o que fez toda a diferença no resultado final de “Antonia – uma sinfonia”

Podemos comparar o trabalho da diretora Maria Peters ao da própria Antonia Brico, que, além de estudar a obra (o roteiro), precisou encontrar o tom certo para conduzir todas as frentes que compuseram a execução de um longa-metragem, como figurinos, direção de arte, fotografia, trilha sonora, elenco, etc.

Maria Peters demonstrou ter pulso firme e conseguiu produzir um filme à altura do desafio de retratar tal mulher, dosando bem a ambição dessa musicista, cujo sonho era ousado demais para a época em que viveu, com  a evolução da história dos Estados Unidos e da Europa, locais por onde transitou e trabalhou.

“Antonia – uma sinfonia”  é desses filmes, com uma história real intensa, que ilustra a incrível capacidade das mulheres de terem que aturar todo tipo de tolhimento para alcançar seus sonhos, mostrando o percurso histórico doloroso do movimento feminista, tendo o homem como referência e medida, nunca a mulher por ela mesma.

É uma história que merece ser contada e precisa ser vista pelo grande público. Excelente filme, deixa claro como a mulher em pleno século 21 ainda é  discriminada nas relações de trabalho.

Não ter nenhuma maestrina numa grande orquestra mundial permanece um desafio às mulheres. Só mostra como a machismo secular se perpetua até os dias de hoje, apesar das inúmeras conquistas efetivada pelas mulheres.

#LisaLouzinha #i-PSIne #Psicanálise #AntoniaUmaSinfonia #MariaPeters