Os desafios da criança em casa

Publicado dia 30 de junho de 2020
Jéssica Kuhn
A sensação é de que de repente o mundo virou de cabeça para baixo! E agora estamos sendo obrigados a nos adaptar a uma nova realidade.
E com as crianças não é diferente!
Acostumadas a correr, brincar e ir à escola…. A rotina das crianças precisou ser alterada drasticamente.
O simples fato de deixar de frequentar a escola já é muito difícil para a criança. Pois é lá que ela se socializa, adquire novos conhecimentos, amadurece e desenvolve sua independência. E hoje, longe da escola, dos amigos, dos ambientes que estava acostumada a frequentar, a criança ainda tem que lidar com o desafio do ensino à distância. Tudo isso pode resultar em estresse emocional.
Por isso é importante que os pais estejam atentos a quaisquer mudanças de comportamento dos filhos. Comportamentos que antes a criança não apresentava e agora passou a ter, como por exemplo: agressividade, agitação, pesadelos, medos infundados ou comportamentos regredidos como chupar o dedo, roer as unhas, querer a chupeta de volta ou voltar a urinar na cama.
Mas como ajudar a criança a passar por esse momento?
Os adultos são os responsáveis pela educação infantil e ajudam a criança em sua estruturação psíquica. Não à toa, Freud dizia que o amor infantil exige nada menos do que tudo.
Engano dos adultos achar que a criança não sabe o que está acontecendo. A criança sente que há algo diferente e precisa de esclarecimento, apoio e orientação para lidar com o momento.
Não pense que fingir que nada está acontecendo e que tudo está sob controle ajudará seu filho nessa hora.
A criança e seus sentimentos
Todos estamos vivendo uma situação muito estressante e de muita insegurança.
As crianças, inclusive, também estão com medo: medo de adoecer e de que seus entes queridos adoeçam, medo da própria morte e da morte de seus pais, tios, avós, amigos…
Estimular a criança a expressar seus sentimentos de variadas formas, inclusive através do lúdico, por meio de jogos e desenhos, é de fundamental importância para que ela consiga elaborar o que está acontecendo.
A importância da rotina
Muitas crianças estão vivenciando o ensino à distância pela primeira vez. Assistir aulas, fazer e entregar provas e trabalhos escolares remotamente, online e através do computador, não é uma tarefa simples.
Os pais podem se envolver nesse processo, orientando seus filhos nesse novo desafio.
Mas mais importante do que isso é organizar o tempo e espaço dos filhos, encorajando-os a estudar e também a se exercitar, distrair, brincar.
Estabelecer uma rotina é importante, pois traz uma sensação de segurança e normalidade para a criança.
É preciso ter um horário definido para acordar, fazer as refeições, estudar, brincar, dormir e descansar.
Dividindo tarefas
Por ser visto como uma coisa chata, uma obrigação e ter uma voz de autoridade no comando… A reclamação é de praxe, pode esperar por ela.
Mas acredite, dividir tarefas faz com que as crianças se sintam parte importante da família.
Afinal, se estão sendo convocadas a ajudar é porque eles também sabem fazer as coisas, são capazes, podem contribuir e as pessoas, de alguma maneira, precisam delas!
A divisão de tarefas irá desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade, empatia, auto-confiança e elevar a auto-estima de seu filho!
O poder precioso do diálogo
Aquele diálogo franco, claro e espontâneo é muito bem vindo, uma vez que as crianças percebem e entendem a seu modo o que está acontecendo.
Explicar a pandemia, falar abertamente sobre os riscos de contaminação, as maneiras de prevenção, a importância do isolamento social… E ouvir o que as crianças pensam sobre isso e as dificuldades que encontram nesse momento, é imprescindível.
Mas muito cuidado com o excesso de informação! Explique apenas o que lhe for perguntado, pois, do contrário, pode gerar mais ansiedade e temor na criança.
Aproveite também para conversar com ela sobre a importância da rotina de estudos, das brincadeiras e do descanso. É preciso enfatizar que esse “estar em casa” não é um período de férias, e sim um novo modo de estar no mundo.
Dessa maneira, se o estresse for inevitável, ao menos estará sendo bem administrado.
Oportunidade de crescimento
Diante disso tudo, em lugar de pensar tanto em como vamos ensinar às crianças conteúdos curriculares e se elas irão perder o ano letivo, talvez seja mais urgente e útil refletirmos sobre o que vamos aprender juntos!
Educar, muito mais do que ensinar conteúdos, é transmitir o que importa na vida. É justamente em meio a esse saber e fazer compartilhados que podemos crescer como indivíduos e criar futuros adultos mais seguros, empáticos, amorosos e solidários.
O que estamos vivenciando agora, e a forma como estamos aprendendo a lidar com tantas adversidades, pode ser transformador e enriquecedor para todos nós como indivíduos e sociedade. Pode e deve ser, para nós adultos e para nossas crianças, um aprendizado valioso para a vida toda.
A i-PSI quer ouvir você! Conte-nos como está sendo sua experiência com seus filhos em casa.