Um fôlego para a saúde mental

Publicado dia 12 de janeiro de 2021

Jéssica Kuhn

O ano de 2021 começou em meio a uma pandemia, confinamento, caos na Saúde, situação política complicada, crise econômica, etc. Não é de se admirar que muitos estejam ansiosos e/ou deprimidos. Por isso tudo, nunca foi tão importante e urgente cuidarmos da nossa saúde mental.

A campanha do “Janeiro Branco” faz do primeiro mês do ano um lembrete de alerta ao colocar a prevenção e o cuidado com a saúde mental como o ponto de partida para os desafios e projetos a serem vividos no novo ano.

Criada em 2013 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abraão, a ação teve sua primeira edição em janeiro de 2014 e, desde então, vem ganhando força no Brasil e no mundo.

O mês de janeiro foi escolhido pois representa, em nossa cultura, um mês de planejamento e renovação da esperança na vida das pessoas. É quando costumamos refletir sobre nossas vidas, pensar sobre  relacionamentos, trabalho e no que estamos fazendo ou podemos fazer para nos sentirmos melhores e mais felizes.

O “Janeiro Branco” se propõe a fazer do mês de janeiro um mês dedicado às reflexões, às orientações e ao planejamento de ações para a saúde mental. E  também a combater o desconhecimento e o preconceito que ainda existem com relação aos transtornos mentais e seus tratamentos.

Com a campanha, pretende-se também difundir o conceito de saúde mental e saúde emocional, como um estado de equilíbrio.

 O que é “saúde mental”?

Quando se fala em “saúde mental”, muitos interpretam o termo como se referindo à mera ausência de doenças, como depressão, ansiedade, demência, bipolaridade, etc. A Organização Mundial da Saúde (OMS), entretanto, conceitua saúde como um completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a não ocorrência de transtornos ou enfermidades.

O nosso equilíbrio mental pode ser afetado, independentemente de doenças, por situações da vida cotidiana que temos de  enfrentar, como pressões internas e externas, conflitos de relacionamento, crise financeira, luto, desemprego, etc. E que acabam por se refletir inclusive na nossa saúde física.

Saúde mental é coisa séria

Ainda de acordo com a OMS, a depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas no planeta. Já a ansiedade atinge 18,6 milhões de brasileiros, o que, segundo a instituição, faz com que o Brasil seja considerado o país mais ansioso do mundo (é também o quinto “mais depressivo”).

Em 2017, os transtornos mentais já eram (e continuam a ser) a terceira maior causa de afastamento no trabalho, gerando, à época, 43,3 mil solicitações de auxílio-doença, conforme o último levantamento da Secretaria da Previdência, de 2017.

A importância de se buscar ajuda

É essencial buscar ajuda profissional quando a pessoa apresentar sintomas que interfiram no seu dia-a-dia, como sensações de angústia, medo exagerado, sentimentos de não pertencimento, dificuldades para se relacionar e desinteresse pelas atividades cotidianas.

 

É importante ressaltar que algumas respostas emocionais são meramente reacionais e condizentes com o momento que a população mundial tem atravessado e que, portanto, nem todo sintoma físico requer tratamento.

Mas vale lembrar que o sofrimento não tratado pode evoluir para a piora dos sintomas. Por isso a importância de se buscar ajuda profissional. Só o profissional saberá diagnosticar e verificar a necessidade ou não de terapia ou até de medicação.

Mesmo diante de desafios como os que temos enfrentado, o bem estar emocional pode ser estimulado, aprimorado e alcançado, através da psicanálise.

O que você acha de começar o ano cuidando de você? Não adie mais o seu momento de análise!

E que 2021 abra caminhos para mudanças e seja um ano produtivo de conquistas para a nossa melhor qualidade de vida.