Você tem um propósito de vida?

Publicado dia 4 de janeiro de 2022

Jéssica Kuhn

O que te faz levantar da cama todos os dias? Não tem certeza da resposta? Então talvez você ainda esteja em busca do seu “ikigai”. A palavra em japonês significa algo como “razão de viver”, em português.

O termo parece ter nascido no sul do Japão, em Okinawa. Não por acaso, o local é conhecido por ser uma “blue zone”, regiões que abrigam uma alta concentração de centenários. Além do senso de comunidade e da boa alimentação a ciência aponta que ter um plano de vida faz toda diferença para a longevidade.

Um estudo, publicado no periódico “The Lancet” em 2014, analisou 9.050 ingleses com idade média de 65 anos, durante oito anos e meio. Os participantes que sentiam que aquilo que faziam realmente valia a pena tiveram 30% menos chances de morrer e viveram, em média, dois anos mais dos que os demais.

Se temos propósito, estamos vendo sentido em nossas vidas. Com propósito, somos protagonistas e líderes de nossa própria vida e temos mais chance de sermos felizes. Sem propósito, vivemos como mero passageiros de carona, não temos muito como escolher, somos escolhidos. E aí só nós resta contar com a sorte para alcançar a felicidade.

Descobrindo seu propósito de vida 

Essa busca pode envolver uma verdadeira jornada interior de autoconhecimento. Por vezes é preciso acessar o que jaz escondido em nosso inconsciente. E tome cuidado para não se deixar confundir e contaminar por pressões externas.

Para chegar mais perto de conhecer o seu propósito não basta só olhar para fora, é preciso olhar para dentro de si também. E saiba que não esgotamos o autoconhecimento, ele é uma caminhada para a vida toda, como a própria psicanálise nos ensina. E saiba que a análise pode ser de grande ajuda nessa hora: para revelar e também alcançar seu “ikigai”.

Entenda, é sempre você com você mesmo. Ou seja, nem todo propósito precisa ser grandioso aos olhos dos outros, ele tem que ser importante para você.

Em busca do seu IKIGAI, passo a passo

Encontrar seu IKIGAI significa não apenas viver mais, mas sim dar sentido a esses anos que você ganhou.

Seguem algumas dicas para quem está nessa jornada:

– Encontrar propósitos pequenos no seu dia a dia, é o primeiro passo

Estabeleça pequenos IKIGAIS diários que te farão feliz ao longo do dia. E depois, IKIGAIS maiores, para a sua vida como um todo.

– Observe a si mesmo

Pense: o que me dá verdadeiramente prazer? O que eu estou fazendo quando me sinto mais pleno e próximo de mim?

–  Dê atenção às suas versões mais antigas

Resgatar seus sonhos de infância pode ser revelador. O que sempre deu prazer a você? Qual o tema que sempre te interessou?

– O que você verdadeiramente não quer?

Se você sente não saber o que quer, observe o que você já sabe que não quer. Isso pode dar pistas e excluir caminhos que não irão te ajudar.

– Respeite seu processo

Há pessoas que já sabem o que querem desde crianças, mas essa não é a realidade da maioria de nós

– Não resista às mudanças: os IKIGAIS são múltiplos

Se muitas coisas podem nos dar prazer, elas também podem mudar e nos cansar. Não resista às mudanças, deixe ir aquilo que não te serve mais. A vida é movimento, é preciso estar sempre nessa busca

– Lembre-se de não se limitar a um único e grandioso propósito

Entenda que não há só um IKIGAI e é justamente essa a graça. A beleza está justamente em se permitir ter vários propósitos durante a vida e assim obter realizações diárias.

– Priorize, por fim, atividades que beneficiem também o outro

Ajudar o próximo é comprovadamente bom para nossa mente e corpo, e esse senso de comunidade está fortemente atrelado aos conceitos de propósito e  de felicidade.

– Não confunda o IKIGAI com um hobby

Não se trata de um prazer somente instantâneo, mas sim, algo construído que te levará mais longe.

– Liberte-se da aprovação alheia

IKIGAI é sobre o que te faz feliz e te dá sentido e fôlego para viver, não é preciso que outros te premiem por isso.

Lembre-se: o IKIGAI é um norte, é mutável, e ele deve ser amplo, fugindo de algo que possa ser limitante, justamente porque pode mudar ao longo da vida.

Mergulhe nessa jornada que é pessoal. Lembre-se que cada pessoa possui o seu próprio IKIGAI e que é preciso celebrar as nossas diferenças.

Tags:

#JéssicaKuhn #i-PSI #psicanálise #ikigai #propósitodevida #missão