Quando o isolamento ameaça a relação

Publicado dia 2 de junho de 2020
Jéssica Kuhn
 
Com o isolamento social muita coisa mudou na rotina das famílias. A intensificação da convivência diante de um cenário completamente inusitado e desconhecido tem aumentado o nível de estresse das pessoas, deixando-as ainda mais impacientes. Isso tudo tem feito com que os casais enfrentem um dos momentos mais difíceis de seus relacionamentos.
Com o isolamento social muita coisa mudou na rotina das famílias. A intensificação da convivência diante de um cenário completamente inusitado e desconhecido tem aumentado o nível de estresse das pessoas, deixando-as ainda mais impacientes. Isso tudo tem feito com que os casais enfrentem um dos momentos mais difíceis de seus relacionamentos.
Para se ter uma ideia, segundo o jornal chinês “The Global Times”, em Xi’an, na China, houve um recorde no número de pedidos de divórcio no período da quarentena. E nos Estados Unidos, o “New York Post” noticiou um aumento de 50% na busca por advogados especialistas em separação durante as últimas semanas.
Aqui no Brasil, o número de casais que vêm procurando ajuda nos consultórios tem crescido significativamente.
A revelação do que já estava lá
As pessoas estão tendo que passar mais tempo em casa, precisando readaptar suas rotinas, muitas vezes com home office e aumento das tarefas domésticas, sem poder sair para encontrar os amigos… Todos esses fatores têm colaborado para que as diferenças entre as pessoas fiquem ainda mais evidentes, e muitos casais não estão sabendo como lidar com isso.
Situações que já poderiam existir como o distanciamento e a falta de cumplicidade estão sendo mais percebidas, uma vez que agora não há mais desculpas que justifiquem a falta de conversa, de carinho ou de sexo.
E como se não bastasse, há ainda o medo, a tristeza e a incerteza do momento que estamos vivendo. E com isso, os nervos ficam à flor da pele, aumentando a chance de desentendimentos e mágoas virem à tona.
É uma situação absolutamente nova para todos e que por isso mesmo demanda muito equilíbrio e maturidade emocional. Quem não tiver resiliência e disposição para se reinventar dificilmente sairá junto dessa.
Uma relação a ser cultivada
Existem algumas atitudes e reflexões que podem ajudar na busca de uma convivência mais tranquila em meio a toda esta situação:
• Reconheça o momento: este é um contexto naturalmente tenso, de muita preocupação que aumenta nossa ansiedade e que mobiliza nosso estresse.
• Pra ficar bem a dois é preciso antes estar bem consigo mesmo: perceba como você tem se sentido e respondido às diversas situações da vida.
• Exercite a cumplicidade: divida com ele ou ela os seus sentimentos e lhe pergunte como está se sentindo.
• A comunicação é a base de toda relação: achar que a pessoa sabe o que você sente e deseja pode causar mal-entendidos. Um bom diálogo é fundamental para que o casal possa superar os problemas juntos.
• Dividir as tarefas domésticas entre os membros da família é uma boa providência: afinal, não é justo nem saudável permitir que uma única pessoa se sobrecarregue. A casa é de todos e todos devem contribuir e zelar por ela.
• Respeitar as diferenças é crucial: são dois seres humanos com pensamentos, gostos e comportamentos nem sempre semelhantes. Aceitar e saber lidar com as particularidades é imprescindível para se manter uma boa convivência.
• Privacidade é uma necessidade: mesmo estando na mesma casa é importante cada um ter o seu próprio espaço, um momento de individualidade – e, portanto, respeitar o do outro.
• Estabelecer e manter uma rotina é muito bom: isso traz uma sensação de organização e segurança para a sua mente.
• Reserve parte do dia para atividades prazerosas entre vocês: ver filmes, ouvir música, experimentar uma nova receita juntos… Isso fortalece a união e reduz o nível de estresse.
E se, ainda assim, estiver muito difícil de se chegar a um entendimento, a Psicanálise pode ajudar muito, tanto com uma terapia de casal ou mesmo individual.
A i-PSI está aqui para ouvir e ajudar você. Conte para nós as suas dúvidas, impressões e experiências. Lembre-se que nossos psicanalistas seguem em atendimento online durante todo esse período.