Pratique a esperança!
Publicado dia 5 de janeiro de 2021
Jéssica Kuhn
A esperança talvez seja o recurso emocional mais valoroso e determinante no momento. Pessoas mentalmente saudáveis não ignoram as situações ruins, mas sabem encará-las com a perspectiva da esperança, mesmo quando o mundo parece desabar. Sem esperança, o ser humano não vai a lugar algum, nada teria sido feito ou descoberto, pois seríamos incapazes de vencer os obstáculos da vida.
Treinar o cérebro para manter a esperança não só é possível como pode ajudar a reduzir o impacto do estresse e da ansiedade, aumentar o bem estar emocional, promover resultados positivos e trazer motivação para a vida .
Da mesma forma, ser capaz de transmitir esperança às pessoas próximas permite criar ambientes mais seguros e mais estimulantes do ponto de vista emocional.
O psicólogo Dacher Keltner, professor da Universidade de Berkeley, explica a esperança do ponto de vista da neuropsicologia. Em seu livro “Born To Be Good: The Science of a Meaningful Life”, ele afirma que a esperança é um mecanismo de sobrevivência e por isso as pessoas são biologicamente preparadas para experienciá-la. O cérebro sempre priorizará o otimismo, a superação ou a resiliência diante do derrotismo. Caso contrário, as pessoas não seriam capazes de avançar na vida.
Pesquisas como a da Universidade de Sichuan, na China, provaram através de exames de ressonância magnética que é possível treinar o cérebro para manter a esperança por meio de terapia psicológica. A terapia gera uma maior ativação em áreas cerebrais como o córtex orbitofrontal medial lateral, ao mesmo tempo que reduz o nível de cortisol no sangue.
Tudo isso se traduz numa maior motivação e confiança em si mesmo e no futuro.
Algumas sugestões de como treinar seu cérebro para aprimorar a sua capacidade cerebral de ter esperança:
- Pense a curto prazo:
Estabeleça objetivos e tarefas a serem alcançadas até a próxima semana e assim sucessivamente. E cumpra-as, claro!
Definir metas simples e de curto prazo ajuda a reestabelecer a sua confiança e a certeza de que para tudo há solução.
Do contrário, pensar a longo prazo é sempre uma incógnita e isso pode causar desconforto e aumento da ansiedade.
- Encontre significado nas pequenas coisas do dia a dia
Treinar o cérebro para ter esperança envolve necessariamente encontrar significados na vida. E é você quem faz as coisas terem significado. Comece a significar a sua vida. Um bom exercício é escrever frases simples que representem o que é significativo em sua vida cotidiana.
- Foque sua atenção no presente e no futuro de curto prazo
Essa é a sua zona de controle e também de oportunidades.
Treine seu cérebro para manter a esperança parando de olhar para trás.
Se não é adequado olhar para um futuro muito distante, onde nada é certo, tudo são hipóteses e isso pode causar ansiedade, não é benéfico também se fixar em um passado que não existe mais.
- Movimente-se, esteja em ação
O simples ato de fazer coisas aumenta sua sensação de esperança e faz você se sentir mais seguro. Além de, claro, ocupar sua mente com outros pensamentos que não os de preocupação.
- Envolva-se em atividades que lhe deem prazer e que tenham real significado para você
Pode ser a profissão, um hobby, esportes ou voluntariado. No caso do trabalho voluntário, você estará percebendo outras necessidades que não são as suas, mas que podem ser resolvidas com gestos simples, o que aumenta a sua esperança.
- Aprenda algo novo
É estimulante para o seu cérebro e ainda irá ajudar a fortalecer a sua autoestima e confiança, podendo lhe dar novas perspectivas.
- Faça análise
A psicanálise propicia o autoconhecimento, o autocontrole e a autoconfiança. E assim promove a capacidade de lidar melhor com os desafios que a vida nos impõe. Dê-se esse presente. Você merece!
E lembre-se: seu nível de esperança tem um impacto direto em sua saúde mental.
Entremos o ano de 2021 com esperança de vencer todos os obstáculos e desafios que a vida nos impõe. Um ótimo ano para você!
Tags:
#JéssicaKuhn #i-PSI #psicanálise #esperança ##treineseucérebro