Dez problemas pra não chamar de seus

Publicado dia 23 de novembro de 2021

Jéssica Kuhn

Será que você gasta seu tempo e energia em problemas que não existem?

Não é de se duvidar disso. Muitas pessoas, senão a maioria, falam e acreditam em histórias que nunca aconteceram, procuram por soluções que não precisam, se preocupam com coisas que nunca irão ocorrer e gastam energia tentando resolver problemas inexistentes.

Quer ver? Confira abaixo dez exemplos de  problemas que, na verdade, não existem, mas que a maioria das pessoas pensa ter. E elas não precisariam tê-los.

  1. O que os outros vão pensar de mim?

Como saber o que as pessoas pensam sobre você? Caso você não tenha poderes telepáticos, você não sabe e nunca irá saber.

O que os outros pensam de você não é problema seu. E se esforçar para que os outros pensem bem de você pode, aí sim, te criar problemas. Cuidado, ou você poderá se perder de quem você realmente é.

  1. Eu serei bem aceito como sou?

Você quer ser unanimidade? Na real, talvez isso seja impossível! Nem você gosta de todo mundo, certo?

Sempre poderão existir pessoas que digam que você não é o que elas esperavam e que vão tentar lhe mudar até que você se encaixe no que elas consideram ideal.

Mas e você? Você vai se moldar ao gosto alheio? Nem pensar, né?

Você é um ser único e a sua história de vida é o seu bem mais precioso. Cuide para não trair seus ideais e abafar sua personalidade. E lembre-se que quem tem que se aceitar é você mesmo. O resto é lucro.

  1. Meu parceiro não é a pessoa que eu achei que fosse

Bem, é natural que ele ou ela não sejam exatamente como você imaginou. E tentar mudar essa pessoa até que ela corresponda à imagem idealizada que você fez dela ao se apaixonar também pode trazer verdadeiros problemas ao seu relacionamento.

É mais maduro entender que as pessoas mudam quando elas nos veem como um exemplo de mudança sobre o que elas pensam e agem para, assim, agir e pensar diferente.

  1. Eu não consigo entender as atitudes dessa pessoa

Você não entende sempre as razões de uma pessoa. Às vezes, nem a própria pessoa as compreende. E acredite, você não precisa! É suficiente você responder a essas pessoas sem julgá-las. Compreender que somos seres únicos, complexos e diferentes é a base de todo bom relacionamento – e não o julgamento.

  1. Eu quero ser perfeito, eu não sou o tipo de pessoa que deveria ser

Você é humano e nenhum de nós é perfeito. Mas isso é realmente um problema?

Mais saudável e mais próximo da realidade talvez seja você pensar: ‘Eu sou bom e posso ser ainda melhor’. Mas perfeito, nunca serei e nem preciso ser. Apenas posso e devo me esforçar para melhorar aquilo que não me agrada em mim.

  1. O mundo é ruim

Esse pensamento se deve a diferença entre como você espera que as coisas sejam e como as coisas realmente são.

O mundo é o que é. O que era bom no passado não precisa ser bom agora, e o que é bom pra mim pode não ser bom pra você. A vida fica bem mais fácil se você aceitar as diferenças entre os vários modos de pensar e as diversas fases da vida.

  1. Eu não consigo evitar problemas

Você não pode evitar todos os problemas, mas pode mudar o seu olhar sobre os desafios que a vida lhe apresenta.

É muito mais importante o modo como você conduz sua vida, acredite.

  1. Os outros me irritam

Não são os outros, mas seu pensamento de que eles deveriam ser isto ou aquilo e o tipo de pessoa que você queria que eles fossem. Este é, provavelmente, o motivo de sua irritação.

Não são os outros os responsáveis por suas reações emocionais, mas sim o seu julgamento sobre as ações deles.

  1. Minha vida não corresponde às minhas expectativas

E nunca corresponderá, a menos que você se responsabilize por ela e cuide dela. Reclamando, resmungando, culpando os outros pelas suas falhas, ou se revoltando contra seus pais pela educação que lhe deram…  tudo isso é um meio de fugir da sua  responsabilidade sobre a própria vida.

Você é a única pessoa responsável pela sua vida e, se ainda não se deu conta disto, está na hora de amadurecer e enfrentar essa verdade.

  1. Por que isso acontece comigo?

A verdade é que certas coisas que acontecem estão fora de seu controle. Se você desistir do seu senso de oposição e deixar que as coisas aconteçam, será capaz de se adaptar às novas situações mais rapidamente e agir de modo correto no futuro.

Você já pensou em fazer análise? O que é que está te impedindo de se realizar e ser feliz? O que te faz ver tudo cinza e sem graça? Como mudar essa sua realidade que te aprisiona em sofrimento? A psicanálise pode lhe trazer um novo olhar sobre as pessoas, a vida e você. E com certeza, você terá uma vida mais leve para enfrentar todos os problemas: sejam eles reais ou imaginários.

Tags:

#JéssicaKuhn #i-PSI #psicanálise #problemas