E quando a criança pergunta se o Papai Noel existe? O que fazer e dizer?
Publicado dia 4 de dezembro de 2023
Chegou aquela época em que essa pergunta se torna rotineira em casa, na casa dos amigos e familiares, na escola…
É através de contos e histórias, como a do bom velhinho, que as crianças fantasiam e elaboram suas questões internas. É esse aspecto lúdico que dá espaço para elaborar suas angústias, dores e aflições.
Com a perspectiva de quase sempre um final feliz, os pequenos aprendem de forma simples e real a conviver com frustrações — enquanto isso, fortalecem o seu psicológico!
Assim como a realidade, o imaginário também deve ser preservado. Quando você reforça à criança que o Papai Noel existe, isso não é uma mentira, porque o Noel é uma verdade cultural. Além disso, quando o pequeno estiver maduro, ele descobrirá a verdade por si mesmo.
Lembre-se que a lenda do Papai Noel representa uma transição entre uma fase imaginária e outra mais madura, focada na realidade. Sendo assim, cada criança tem o seu tempo e este deve ser respeitado!
🧠 i-PSI | Iniciativa Psicanalítica
🔗 i-psi.org
#ipsi #psicanálise #terapia #sessãodeterapia #saúdemental #mente #motivacao #sentimentos #familia #vida #emoção #bemestar #dezembro #natal #boasfestas #papainoelexiste #papainoel