Home office e saúde mental

Publicado dia 27 de abril de 2021

Jéssica Kuhn

O home office já vinha sendo uma tendência de muitas empresas e start-ups. Mas com a chegada da pandemia, milhões de trabalhadores adotaram rapidamente o novo modelo de trabalho sem um período de transição ou orientações que ajudassem na adaptação.

Para alguns, essa modalidade funciona muito bem e até traz algumas vantagens, como flexibilidade maior para realizar as tarefas, não perder horas no trajeto entre a casa e o trabalho, não precisar mais usar transporte público diariamente e estar mais próximo da família.

Para outros, porém, essa realidade tem se mostrado prejudicial à saúde mental.

Dificuldades em diferenciar expediente e período de descanso, a pressão para estar sempre online e a falta de maior interação (por conta, também, do distanciamento social) estão entre os fatores do home office que podem ter impacto negativo na saúde mental dos profissionais.

Muitos estão sobrecarregados e com a vida totalmente desorganizada. É que as condições de trabalho mudam bastante com a modalidade e novas rotinas precisam ser implementadas.

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Workana, que entrevistou 2810 funcionários em países das Américas e Europa, e que incluiu o Brasil, 43,7% das pessoas relataram impactos psicológicos sofridos com essa mudança. As mulheres, segundo a pesquisa, são as mais afetadas: 28% relataram ansiedade, enquanto que entre os homens o problema alcançou um índice de 8,33%. A dificuldade de concentração também se revelou preocupante: 24% das entrevistadas relataram o sintoma, contra 17, 71% dos homens.

Como usar o home office no “modo saudável”

Mas como manter a saúde mental no home office? Confira abaixo algumas dicas práticas que devem ajudar:

  1. Ter um espaço de trabalho organizado e adequado para não perder a concentração, Essa deve sempre ser a primeira providência a ser adotada.
  2. Ter horários e prazos de trabalho bem definidos também é muito importante. Em casa, corre-se o risco de perder a noção do tempo e se envolver em outras atividades e procrastinar. Ou, pelo contrário, trabalhar em excesso.
  3. Eleger prioridades e metas diárias. Estabeleça os limites e a dinâmica do seu expediente.
  4. Focar sua atenção em uma tarefa de cada vez.
  5. Manter contato (mesmo que remoto) com a sua equipe.
  6. Iniciar e finalizar o dia off-line.
  7. Realizar atividades de lazer com a família. É preciso buscar o equilíbrio entre expediente e descanso.

8 Conversar com os amigos (por chamada de voz ou vídeo) e assim manter a proximidade com eles.

  1. Praticar atividade física regularmente Pode ser uma caminhada, esteira, aula de ioga ou dança online.
  2. A meditação também ajuda a baixar a ansiedade e aumentar a concentração.
  3. Usar a tecnologia de uma maneira saudável. E isso inclui:
  • Desativar as notificações que não são necessárias
  • Manter abertas apenas as abas que estiver usando
  • Não passar muito tempo no feed de redes sociais
  • Aproveitar as vantagens da tecnologia (apps de produtividade, chamadas de vídeo, meditação etc).

Vale lembrar que através da tecnologia também é possível cuidar da saúde mental com profissionais qualificados, mesmo à distância. A prática de terapia online há muito já é uma realidade – todos os profissionais da i-PSI oferecem essa modalidade de tratamento.

Além de proporcionar muitos benefícios à saúde mental e emocional, ela estará sendo realizada no conforto e segurança de sua casa, sem o gasto de tempo e/ou o estresse de deslocamento.

A psicanálise seguramente irá ajudar  você a lidar com os desafios desse momento.