“Janeiro Branco” – mês da saúde mental

Publicado dia 11 de janeiro de 2022

Maristela Napolitano

E se o assunto for saúde mental, o que você tem a dizer? Sim, a mente também precisa de cuidados, não apenas nosso físico. A Organização Mundial de Saúde – OMS afirma: “Não existe saúde sem saúde mental”. E se houve algo que a pandemia escancarou é que precisamos cuidar da nossa saúde mental.

O que é saúde mental?  

Para a OMS, saúde mental refere-se a um bem estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade.

Ainda segundo a OMS, apenas um dos transtornos mentais, a ansiedade, afeta 18,6 milhões de brasileiros e os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número de pessoas incapacitadas nas Américas. Entretanto, em todos os países do mundo, a carga dos transtornos mentais continua crescendo, com impactos significativos sobre a saúde e as principais consequências sociais, de direitos humanos e econômicas.

“Janeiro Branco”

A campanha “Janeiro Branco” foi uma belíssima inspiração para trazer à tona o tema “saúde mental”, trazendo conscientização sobre cuidados com o nosso bem-estar emocional. A campanha nos convida a reescrever nossa história num papel em branco que é um novo ano começando. E convenhamos, janeiro é um mês propício a mudanças. Afinal, ou cuidamos do nosso bem estar emocional ou adoecemos, porque a ausência de saúde mental pode levar a vários transtornos que podem interferir na nossa vida cotidiana, como a capacidade de trabalhar, estudar, comer, dormir, enfim, ter qualidade de vida.

Foi o que vimos acontecer, na prática, com a pandemia que, por exemplo, acabou intensificando quadros de ansiedade e depressão e desestabilizando doenças pré-existentes que estavam controladas.

Como identificar os sinais de que a minha saúde mental não vai bem?

Alguns sinais mais comuns são perda de prazer em atividades que você gosta, alterações incomuns de humor, alterações no sono ou no apetite e grande dificuldade de concentração.

Então, vamos deixar o estigma social que geralmente é associado a saúde mental, e entender de vez que estar bem psiquicamente é fundamental para o bem-estar na vida de qualquer pessoa.

E aí, como está a qualidade da sua vida?

Todo sofrimento pode e deve ser aliviado e você não tem quer resolver tudo sozinho. Se entender que precisa de uma ajudinha pra reescrever algo na sua página em branco, nós da i-PSI teremos imensa honra em participar da sua história de vida.

 

Tags:

#MaristelaNapolitano #i-PSI #psicanálise #JaneiroBranco #saúdemental