Jéssica Kuhn comenta “Um bom ano”

Publicado dia 9 de abril de 2020
i-PSIne 🎬
“Um bom ano”
Nacionalidade: Reino Unido/EUA
Ano: 2006
Direção: Ridley Scott
Gênero: Comédia romântica
Duração: 1:58
Plataforma: Claro Vídeo, Google Play
 
Não, obviamente não estamos em 2020. O título se refere a uma boa safra de vinhos – cujo universo permeia todo o desenrolar da trama.
Ela marca o reencontro do ator Russel Crowe com o diretor Ridley Scott após o sucesso de “Gladiador” (2000). Aliás, você imaginaria que quem também dirigiu “Blade Runner” e “Prometheus” estaria por trás de um filme como esse?
O fato é que Scott vive na região francesa de Provence há muitos anos, a poucos minutos de onde ocorreu a locação do filme. O roteiro no qual a obra se baseia foi uma sugestão sua ao seu amigo – e vizinho – Peter Mayle. Ambos possuem vinhedos nos arredores.
Crowe, desta vez, é um banqueiro londrino que herda um vinhedo de seu tio em Provence. Ele viaja para lá com a finalidade de vendê-la e assim fazer um bom negócio.
Mas o contato com a cultura e as tradições locais, tão opostas ao seu estilo de vida, e também com a personagem de Marion Cotillard, não passa despercebido e começa a influenciar as decisões do banqueiro. Assim, a vinícola que precisa de reforma acaba servindo como metáfora para a reforma íntima pela qual o personagem principal deverá passar.