Jéssica Kuhn indica “A fuga dos avós”

Publicado dia 30 de setembro de 2021

i-PSIne 🎬:

“A fuga dos avós”
Nacionalidade: França
Ano: 2019
Direção: Fabrice Bracq
Gênero: Comédia
Duração: 01:37
Plataforma: Netflix, YouTube, Google Play, AppleTV, Vivo Play

A Fuga dos Avós” (Título original: “Joyeuse retraite!”) é uma comédia francesa leve e divertida. O carisma do casal principal, interpretado por Michèle Laroque e Thierry Lhermitte, é o ponto alto da produção.

O filme conta a história de Marilou e Philippe, que estão prestes a realizar o sonho da aposentadoria. Enquanto organizam sua ida para Portugal, com a ideia de se aposentarem também da família, a vida de seus filhos começa a desmoronar e coloca em risco a realização desse grande sonho.

A partir do aumento crescente do número de idosos no Brasil, surgem questionamentos acerca do sentido do envelhecer para o sujeito idoso, entre elas, se o sujeito idoso está de fato envelhecendo! Não há como negar que a sociedade ainda tem um olhar muito preconceituoso sobre os idosos.

O filme explicita isso com muito bom humor! É algo sobre o embate de duas diferentes visões sobre o idoso e a aposentadoria: a visão do idoso X a visão da sociedade e dos mais jovens.

As expectativas criadas com a tal chegada da aposentadoria move a todos na família.

Mas vale aqui lembrar que a ética da psicanálise é a ética do desejo. O filme, de forma leve e divertida, parece ter um olhar a partir da abordagem psicanalítica, onde o idoso é um sujeito desejante, o que não é determinado pela idade que possui.

Ótima diversão para toda a família, jovens e idosos.

Tags:

#JéssicaKuhn #i-PSIne #Psicanálise #AFugaDosAvós #FabriceBracq