Jéssica Kuhn indica “Boy erased: uma verdade anulada”

Publicado dia 23 de setembro de 2021

i-PSIne 🎬:

“Boy erased: uma verdade anulada”

Nacionalidade: Austrália, Estados Unidos
Ano: 2018
Direção: Joel Edgerton
Gênero: Drama
Duração: 01:55
Plataforma: Now, Claro Video, Google Play, AppleTV

O jovem Jared Eamons (Lucas Hedges), de apenas 19 anos, mora em uma pequena cidade conservadora do Arkansas. Ele é gay e filho de um pastor da Igreja Batista (Russell Crowe) e de uma recatada dona de casa (Nicole Kidman). Certo de que está fazendo os pais sofrerem com a sua “escolha”, Jared aceita de bom grado fazer a terapia e encontrar o caminho de Deus e voltar a ser um garoto bom e “normal”.

O preconceito e a ignorância dos pais sobre o tema acabam por infringir-lhe uma forte violência psicológica.

O que mais assusta em “Boy Erased” é o fato de não ser uma obra de ficção. Na adolescência, o autor Garrard Conley passou duas semanas em um centro de reabilitação sexual nos Estados Unidos a pedido dos pais e lá conheceu pessoas que passaram anos sendo submetidos a todo tipo de assédio psicológico e moral. Alguns só encontraram a liberdade por meio do suicídio.

Ainda hoje há diversos centros desse tipo espalhados pelo mundo. Milhares de pessoas da comunidade LGBTQIA+ seguem sendo submetidas a mais esse tipo de violência, muitas vezes induzidas ou forçadas por pessoas próximas, que dizem que tais atitudes são por amor.

No Brasil, país que tem índices altíssimos de violência contra pessoas LGBTQIA+, o assunto “cura gay” já foi abordado diversas vezes e chegou a ser tema de uma liminar de 2017 que dava brechas para psicólogos realizarem o tratamento de reorientação sexual, prática proibida no país desde 1999 pelo Conselho Federal de Psicologia.

Considerar que uma pessoa gay necessita de cura é tratar a homossexualidade como doença.

Há mais de 30 anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou homossexualidade da lista de doenças e se desculpou por ter sido preconceituosa e discriminativa. No Brasil, desde 1999, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) determinou que nenhum psicólogo pode exercer terapias de “conversão sexual. Isso está estritamente proibido no país.

O filme traz à tona discussões importantes. E o próprio Freud já nos alertava contra esse preconceito. O pai da psicanálise sabia que homossexualidade não tem cura simplesmente porque não é doença.

Tags:

#JéssicaKuhn #i-PSIne #Psicanálise #BoyErasedUmaVerdadeAnulada #JoelEdgerton