Jéssica Kuhn indica “Little fires everywhere”

Publicado dia 26 de novembro de 2020

i-PSIne 🎬:

“Little fires everywhere”
Nacionalidade: Estados Unidos
Ano: 2020
Direção: Lynn Shelton, Nzingha Stewart, Michael Weaver
Gênero: Série televisiva, drama
Duração: 1:00 (oito episódios)
Plataforma: Amazon Prime

A atriz Reese Witherspoon (que ganhou o Oscar de 2005 por seu papel em “Walk The line”) produz e protagoniza a minissérie de oito episódios da Amazon Prime Video, “Little fires everywhere” (“Pequenos incêndios por toda parte”). Baseada no best seller homônimo da autora Celeste Ng, a trama conta a estória de uma família americana abastada, comandada pela jornalista Elena Richardson (Whiterspoon).

Elena vê suas vidas serem transformadas com a chegada de Mia (Kerry Washington) e Pearl (Lexi Underwood), mãe e filha de classe social bem diferente da sua e que um dia se mudam para a casa de aluguel da família.

“Little fires everywhere” dialoga muito bem com o debate contemporâneo sobre “lugar de fala”, conceito propagado no Brasil nos últimos anos pela filósofa Djamila Ribeiro. E que diz respeito ao contexto histórico e sociocultural de cada indivíduo, considerando as relações de poder ou opressão em que está inserido. A série também põe foco no conceito de maternidade e não mede esforços para explorá-lo através de todos os seus ângulos.

A psicanálise se faz presente o tempo todo. Como, por exemplo, quando, de forma delicada e cuidadosa, a série aborda a questão: o que de fato torna uma pessoa mãe de seu filho?

Como a psicanálise bem sabe, é bem mais fácil enxergar as suas próprias dores e dificuldades (e a de seus semelhantes) do que ter um olhar empático para o Outro. É esse ponto cego que gera tantos ruídos na comunicação e tamanhas ruínas nas relações. É também por isso que todos os personagens estão certos (sobre si) e errados (sobre o Outro) ao mesmo tempo. Para a psicanálise não existe certo nem errado, só o humano se manifestando. E é justamente esse embate de perspectivas a partir dos diferentes olhares que pode ser incendiário.