Jéssica Kuhn indica “Mais que amigos: vizinhos”

Publicado dia 9 de dezembro de 2021

Jéssica Kuhn indica “Mais que amigos: vizinhos”

i-PSIne 🎬:

“Mais que amigos: vizinhos”
Nacionalidade: Bélgica, França
Ano: 2021
Direção: Dany Boon
Gênero: Comédia
Duração: 02:06
Plataforma: Netflix

“Mais que amigos: vizinhos” é ambientado no cenário de pandemia de Covid-19, quando sete famílias foram confinadas em um prédio na Rue de l’Humanité , nº 8, no décimo primeiro distrito de Paris.

Em três meses de isolamento, todos irão ter várias oportunidades de se conhecerem melhor… O filme não é sobre a pandemia ou sobre o confinamento, ele é sobre a natureza humana.

Reconhecido por suas comédias, cujo título emblemático continua a ser “Bienvenue chez les Ch’tis” (ainda o maior sucesso da história do cinema francês), Dany Boon conseguiu encontrar uma forma humorística de registrar e retratar mais um capítulo da história da humanidade.

Nessa comédia com gosto de “Sessão da Tarde”, irão desfilar personagens construídos em cima de novos estereótipos de tempos pandêmicos. E se o tom é de comédia e o prédio de poucos apartamentos é tipicamente parisiense… nós aqui, do outro lado do Atlântico, também conseguimos nos identificar facilmente com “esses nossos novos vizinhos”.

O mundo virou “de ponta-cabeça” e todos nós tivemos que enfrentar em nosso dia a dia situações difíceis que alteraram nossas relações com o trabalho, a família e os amigos. Ansiedade, estresse e depressão cresceram. E durante muitos anos ainda sentiremos os efeitos dessa pandemia.

O tom do filme é de comédia. E alguns poderão achar que ainda não é hora para isso, afinal as cicatrizes ainda sangram muito e o perigo ronda…  Mas a psicanálise lembra que rir também é um bom remédio para escoar as emoções da raiva, revolta, tristeza e luto que vêm nos acometendo. E de forma leve, o filme propõe rir de nós mesmos, rir do trágico da condição humana, além de servir de registro para as novas gerações.

E afinal, o próprio Freud considerava o humor um dom precioso e raro, uma das ” operações psíquicas” mais elevadas, que surge “como um meio de obter prazer apesar dos afetos dolorosos”.

O humor e o riso como formas efetivas de se lidar com o mal-estar? Sim, a psicanálise recomenda!

Tags:

#JéssicaKuhn #i-PSIne #Psicanálise #MaisQueAmigosVizinhos #DanyBoon