Jéssica Kuhn indica “Por que você não chora?”

Publicado dia 28 de outubro de 2021

Jéssica Kuhn indica “Por que você não chora?”

 

i-PSIne 🎬:

“Por que você não chora?”
Nacionalidade: Brasil
Ano: 2020
Direção: Cibele Amaral
Gênero: Drama
Duração: 01:38
Plataforma: Apple TV, Looke, Google Play

Baseado em fatos reais, “Por que você não chora?” trata do delicado tema dos transtornos mentais.

Formada em psicologia, Cibele Amaral, que assina a direção e também o roteiro, recorre  a lembranças de sua época de faculdade para contar no filme a história de Jessica (Carolina Monte Rosa), uma estudante de psicologia que faz estágio como acompanhante terapêutica de Bárbara (Bárbara Paz), uma paciente diagnosticada com transtorno de personalidade borderline.

Jessica é uma jovem solitária, vinda do interior, que não se entrosa muito com os colegas e vive para cuidar da irmã mais nova.

Quando Jessica encontra Bárbara pela primeira vez, após o choque inicial, ocorre uma pequena identificação por parte da Barbara e um certo interesse por parte da Jessica. Em linguagem psicanalitica: abre-se a transferência.

A estudante é muito fechada, introspectiva. Bárbara, a paciente, é explosiva, uma bomba-relógio. A convivência entre elas leva Jessica a questionar sua própria vida, vazia e desprovida de significado.

Surge uma co-dependência entre elas: entre a solidão de Jéssica e o desespero de Bárbara, que precisa da proximidade com a terapeuta, até pelo seu quadro clínico, sendo sua condição constatada e sabida por todos ao seu redor. Aos poucos Jessica vai gostando desse convívio que extrapola o contrato terapêutico e resulta em fonte de alegrias – e também decepções.

A estudante precisa de ajuda. A paciente também. Quem, afinal, precisa de quem?

O filme é, no mínimo, necessário. Os assuntos tratados (transtorno mental, suicídio, profissionais mal preparados…) são de grande importância, principalmente na época que estamos vivendo.

Tags:

#JéssicaKuhn #i-PSIne #Psicanálise #PorQueVocêNãoChora? #CibeleAmaral