O detector de sinais para a saúde mental

Publicado dia 19 de janeiro de 2021

Jéssica Kuhn

 

Este ano marca a oitava edição da campanha “Janeiro Branco”, desta vez com o lema “Todo Cuidado Conta”. Em 2021, o objetivo é estimular o envolvimento de todos pela busca de saúde mental em meio à pandemia da covid-19.

A i-PSI se junta à campanha e tem uma proposta para você: que tal cuidar da sua saúde mental já? Não adie mais cuidar de você! E não importa a sua idade, a saúde mental é importante em todas as fases da vida, desde a infância e adolescência até a idade adulta e a longevidade. Todo cuidado é bem vindo, ainda mais agora em meio a uma pandemia e todas as suas implicações e consequências.

Tanto é assim que neste mês a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) faz um alerta para a importância dos cuidados com a saúde mental, que vem sendo afetada em todo o mundo pela pandemia do novo coronavírus. E em março de 2020, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em artigo internacional publicado no ‘Brazilian Journal of Psychiatry’, já avisava que a pandemia traria uma quarta onda referente às doenças mentais.

Por tudo isso, a i-PSI traz neste artigo algumas recomendações de como manter o seu equilíbrio mental nesse cenário e também como identificar os principais sinais que podem ser indicativos da hora de buscar ajuda profissional.

E lembre-se: o diagnóstico é o primeiro passo para o tratamento, que pode incluir medicamentos, terapia ou outras mudanças no estilo de vida.

Muita atenção aos sinais!

  1. Preocupação exagerada ou medo constantes;
  2. Tristeza excessiva;
  3. Isolamento social (evitando conversar com a família e amigos);
  4. Mudanças repentinas e extremas de humor (euforia ou raiva);
  5. Confusão mental e lapsos de memória;
  6. Problemas de concentração e aprendizagem;
  7. Dificuldade em perceber a realidade (delírios ou alucinações);
  8. Alterações no sono (para mais ou para menos), podendo haver constante pesadelos e/ou constante sensação de cansaço e pouca energia;
  9. Mudanças nos hábitos alimentares (aumento da fome ou falta de apetite);
  10. Abuso de substâncias psicoativas como nicotina, álcool ou drogas;
  11. Incapacidade de realizar atividades do cotidiano ou lidar com problemas diários e estresse;
  12. Pensamentos obsessivos e/ou suicidas;
  13. Incapacidade de perceber mudanças nos próprios sentimentos, comportamento ou personalidade.

Algumas recomendações importantes:

Por fim, a i-PSI gostaria de recomendar alguns cuidados básicos durante a pandemia. É importante que durante esse período você continue estabelecendo contato, mesmo que virtual, com familiares, amigos e colegas; exercite-se diariamente, evite o uso do cigarro, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções; busque um profissional de saúde quando as estratégias utilizadas não estiverem sendo suficientes para sua estabilização emocional. E se você estiver trabalhando durante a pandemia, deve ficar atento às suas necessidades básicas, garantindo pausas durante o trabalho e entre os turnos.

É preciso destacar que em caso de sofrimento psíquico intenso, ou caso você identifique algum outro comportamento ou sinal suspeito, a procura por ajuda especializada é fundamental. Nós, da i-PSI, estamos aqui para atender você e esclarecer quaisquer possíveis dúvidas.

Tags:

 

#JéssicaKuhn #i-PSI #psicanálise #JaneiroBranco #saúdemental #prevenção