Pesadelos que vêm para o bem
Publicado dia 16 de novembro de 2021
Jéssica Kuhn
Pesadelos são sonhos com conteúdos desagradáveis que muitas vezes acontecem quando passamos o dia ansiosos e preocupados, com pensamentos negativos que podem provocar instabilidade emocional.
Pois foi no auge da pandemia que um fenômeno interessante aconteceu — as pessoas começaram a ter sonhos muito estranhos e perturbadores.
O efeito foi mais sentido naqueles que foram particularmente afetados pelo novo coronavírus e em países com medidas rígidas de lockdown.
Mas mesmo entre a população em geral, observou-se um aumento considerável de relatos de pesadelos, especialmente entre a população mais jovem, as mulheres e pessoas que sofrem de ansiedade ou depressão.
Para os especialistas em trauma, o aumento dos pesadelos já era esperado. Entender por que certos sonhos se tornam pesadelos está ajudando a tratar pessoas que passaram por traumas.
A relação entre pesadelo e estresse
Todos estamos vivendo um estresse crônico em decorrência da pandemia. E pessoas que vivem sob pressão constante têm mais chance de ter pesadelos.
Longos períodos de estresse que duram meses ou anos e afetam populações inteiras são bastante incomuns — comparáveis apenas a guerras na história recente.
Sim, é como se estivéssemos enfrentando uma guerra que já dura dois anos! E com o agravante do exército inimigo ser invisível e poder estar em todo e qualquer lugar.
Você tem ideia do que isso representa em termos de medo e estresse para o seu corpo e sua mente?
Para que servem os pesadelos, afinal?
Embora ninguém goste de ter pesadelos, eles têm a importante função de ajudar a equilibrar e processar as emoções.
Entenda o processo: nossos medos são transformados em memórias. E lembranças são mais fáceis de serem processadas pelo nosso lado emocional do que expectativas. Sim, lembrar de um pesadelo ruim pode te deixar mal – mas o cérebro lembra dele como se fosse algo do passado e não algo que ainda pode acontecer. Essa é a utilidade dos pesadelos.
Por isso, da próxima vez que você tiver uma noite de sono ruim, pense no pesadelo como a maneira de seu cérebro regular suas emoções.
Mas os pesadelos têm afetado o meu sono!
Você só deve se preocupar se os pesadelos forem constantes ou se começarem a afetar sua saúde.
Caso você esteja acordando sempre à noite e recordando com frequência dos seus sonhos “ruins”, convém ficar atento a sinais de cansaço, sonolência diurna, irritabilidade, insônia e outros transtornos. Se isso estiver acontecendo, procure um profissional.
A psicanálise irá ajudar a entender os seus medos, as causas de sua ansiedade e estresse e a desvendar possíveis traumas, fortalecendo o seu ego e a sua psique. E com certeza, as suas noites de sono serão bem mais tranquilas e restauradoras.
E você, tem dormido bem? Como está o seu sono?
Tags:
#JéssicaKuhn #i-PSI #psicanálise #pesadelo