Pesadelos que vêm para o bem

Publicado dia 16 de novembro de 2021

Jéssica Kuhn

Pesadelos são sonhos com conteúdos desagradáveis que muitas vezes acontecem quando passamos o dia ansiosos e preocupados, com pensamentos negativos que podem provocar instabilidade emocional.

Pois foi no auge da pandemia que um fenômeno interessante aconteceu — as pessoas começaram a ter sonhos muito estranhos e perturbadores.

O efeito foi mais sentido naqueles que foram particularmente afetados pelo novo coronavírus e em países com medidas rígidas de lockdown.

Mas mesmo entre a população em geral, observou-se um aumento considerável de relatos de pesadelos, especialmente entre a população mais jovem, as mulheres e pessoas que sofrem de ansiedade ou depressão.

Para os especialistas em trauma, o aumento dos pesadelos já era esperado. Entender por que certos sonhos se tornam pesadelos está ajudando a tratar pessoas que passaram por traumas.

A relação entre pesadelo e estresse

Todos estamos vivendo um estresse crônico em decorrência da pandemia. E pessoas que vivem sob pressão constante têm mais chance de ter pesadelos.

Longos períodos de estresse que duram meses ou anos e afetam populações inteiras são bastante incomuns — comparáveis ​​apenas a guerras na história recente.

Sim, é como se estivéssemos enfrentando uma guerra que já dura dois anos! E com o agravante do exército inimigo ser invisível e poder estar em todo e qualquer lugar.

Você tem ideia do que isso representa em termos de medo e estresse para o seu corpo e sua mente?

Para que servem os pesadelos, afinal?

Embora ninguém goste de ter pesadelos, eles têm a importante função de ajudar a equilibrar e processar as emoções.

Entenda o processo: nossos medos são transformados em memórias. E lembranças são mais fáceis de serem processadas pelo nosso lado emocional do que expectativas. Sim, lembrar de um pesadelo ruim pode te deixar mal – mas o cérebro lembra dele como se fosse algo do passado e não algo que ainda pode acontecer. Essa é a utilidade dos pesadelos.

Por isso, da próxima vez que você tiver uma noite de sono ruim, pense no pesadelo como a maneira de seu cérebro regular suas emoções.

Mas os pesadelos têm afetado o meu sono!

Você só deve se preocupar se os pesadelos forem constantes ou se começarem a afetar sua saúde.

Caso você esteja acordando sempre à noite e recordando com frequência dos seus sonhos “ruins”, convém ficar atento a sinais de cansaço, sonolência diurna, irritabilidade, insônia e outros transtornos. Se isso estiver acontecendo, procure um profissional.

A psicanálise irá ajudar a entender os seus medos, as causas de sua ansiedade e estresse e a desvendar possíveis traumas, fortalecendo o seu ego e a sua psique. E com certeza, as suas noites de sono serão bem mais tranquilas e restauradoras.

E você, tem dormido bem? Como está o seu sono?

Tags:

#JéssicaKuhn #i-PSI #psicanálise #pesadelo