Precisamos tratar a criança que habita em nós

Publicado dia 22 de junho de 2021

Horácio Prol Medeiros

Muitos pacientes chegam em nossos consultórios querendo entender por que certas situações se repetem em suas vidas, como por exemplo, arrumar companheiros com o mesmo perfil, normalmente excessivamente possessivo e ciumento. Aí trazemos ao paciente a possibilidade dessa escolha ser inconsciente, ou seja, ela pode ter por objetivo preencher ou suprir uma lacuna que ficou lá atrás, na convivência com os pais.

Um caso comum é a mulher que, na infância, teve um pai muito carinhoso, porém ausente, poder buscar em seus relacionamentos amorosos companheiros afetuosos, e também ausentes, repetindo a vivência da criança.

A pergunta que se segue é: “se já foi assim com meu pai, por que repito o padrão?”

Vamos buscar entender: como a escolha é inconsciente, você repete o padrão na tentativa de corrigir aquela questão na relação com seu pai. Recentemente atendi a uma paciente que reclamava que seus dois últimos relacionamentos foram com homens excessivamente ciumentos, e acabaram desfeitos. Buscando na infância, ela relata traumas de perdas importantes e que, de certa forma e inconscientemente, a faziam procurar por pessoas que tinham excesso de zelo por ela.

Na verdade, no consultório o paciente constata que quem está agindo e fazendo as escolhas é aquela criança que não resolveu bem suas perdas, não simbolizou essas perdas, não simbolizou o luto, e isso a leva a repetir o padrão de suas escolhas.

Como psicanalistas, temos a escuta atenta ao paciente, de forma a mostrar-lhe, com suas próprias falas, que dentro de cada um de nós habitam várias crianças que, naquela idade, reagiam a certas situações da forma que lhes era possível. Porém, hoje, como adultos, através de uma melhor compreensão do que aconteceu lá na infância, é possível superar todas as situações, menos ou mais traumáticas.

Essa criança que habita em nós está sempre influenciando nossas várias decisões como adultos. São aquelas escolhas que nem compreendemos porque fazemos, mas que muito provavelmente nos colocam num ciclo de repetições que não nos fazem felizes. Damos a isso o nome de escolha inconsciente.

Tornar consciente o que está inconsciente é a proposta da psicanálise.

Por isso, fazer análise é imprescindível para nos conhecermos e, visitando nossa história, compreender melhor quem somos hoje. A psicanálise ajuda a compreender melhor nossos medos e frustrações, culpa ou vergonha, raiva e muitos outros sentimentos.

Se você precisar de um psicanalista, os vários profissionais da i-PSI terão imenso prazer em lhe acompanhar na sua visita à sua história de vida.

Tags:

 

# HorácioProlMedeiros #i-PSI #psicanálise #padrõesrepetitivos #inconsciente #escolhas