Quando a falta de sono prejudica o cérebro

Publicado dia 7 de dezembro de 2021

Jéssica Kuhn

Você sabia que quem dorme pouco está mais propenso a desenvolver doenças mentais? E tem mais dificuldades de tratá-las?

A qualidade do sono afeta diretamente nossa saúde física e mental. A insônia, por exemplo, é um sintoma comum em pacientes que sofrem de ansiedade, depressão, esquizofrenia e bipolaridade, entre outros.

Insônia x doenças mentais

Cerca de 50% dos adultos com insônia têm problemas mentais e 90% das pessoas com depressão sofrem para dormir. E quem não dorme bem responde pior ao tratamento da depressão e está mais propenso a ter picos de tristeza, sabia?

Insônia e depressão estão diretamente ligadas, e uma pode provocar a outra. A insônia propicia o desenvolvimento de um quadro depressivo, assim como uma pessoa diagnosticada com depressão muitas vezes apresenta dificuldade para dormir.

Pois é, além do mau humor de uma noite em claro, a falta de sono pode nos deixar mais vulneráveis a ter doenças psiquiátricas desencadeadas por distúrbios do sono.

Dormir pouco pode prejudicar seu cérebro

O professor Peter Franzen, da Universidade de Medicina de Pittsburgh, nos Estados Unidos, pesquisou como a insônia pode causar disfunções no circuito cerebral responsável pelas emoções. Ele explica que o sono e os sentimentos são o produto de interações entre várias regiões comuns do cérebro, hormônios e neurotransmissores.

Há inclusive evidências de que doenças mentais podem surgir de problemas dentro de circuitos cerebrais sobrepostos por circuitos que regulam nosso relógio biológico e o sono.

Privação de sono altera nossas reações emocionais

Um outro estudo conduzido pelo professor Franzen com pupilografia (a pupila é um bom indicador para perceber se o cérebro está ou não processando informações afetivas e cognitivas) comprovou que a privação de sono altera nossas reações emocionais. Quando dormimos pouco exageramos nas nossas reações frente a situações negativas.

Para comprovar tudo isso, um estudo da Universidade da Califórnia em Berkeley e da Escola de Medicina de Harvard, mostrou que a falta de sono faz com que as regiões emocionais do cérebro estejam 60% mais ativas. Isso ajuda a explicar por que ficamos mais agressivos ou por que discutimos mais quando não descansamos o bastante.

Você  sabe o que está roubando seu sono?

O que será que está tirando o seu sono? Seria bom você investigar isso.

A psicanálise poderá lhe ajudar a desvendar os mecanismos mentais e emocionais que estão por trás dessa sua dificuldade em dormir. E quem sabe, além de todos os benefícios que a análise irá lhe trazer, você também voltará a ter um sono restaurador, de boa qualidade.

Tags:

#JéssicaKuhn #i-PSI #psicanálise #sono #doençasmentais #depressão