Revelações de uma foto de perfil
Publicado dia 1 de junho de 2021
Jéssica Kuhn
Por que será que algumas pessoas usam demonstrações de “sou parte de um casal!” nas redes sociais?
Em uma pesquisa recente, verificou-se que no Facebook 29% dos usuários do aplicativo que tinham relacionamentos amorosos utilizavam uma foto de casal como foto de perfil. 70% tinham um status de relacionamento publicado – como “em um relacionamento” ou “casado”. E os participantes mencionavam seus parceiros românticos em 15% das suas atualizações recentes.
Escolher fotos de casal para o perfil, postar o status de relacionamento e mencionar o parceiro nas atualizações podem ser sinais de como as pessoas se sentem nas suas relações amorosas.
Há quem acredite que colocar a foto do perfil com o parceiro é uma “prova de amor”. Será mesmo?
Os dois lados das demonstrações românticas online
Tais demonstrações públicas nas redes sociais podem sinalizar não só o quanto apaixonada, feliz e comprometida com o seu relacionamento uma pessoa está, como também pode ser um indicativo do quanto se sente insegura, é possessiva e tem ciúmes.
Pessoas mais seguras de si e que são mais independentes, dificilmente exibirão seu relacionamento dessa forma.
Quando a foto denuncia
Escolher uma fotografia de perfil em que a pessoa aparece ao lado da sua “cara metade”, feliz da vida, pode significar justamente o contrário: o relacionamento pode não estar tão bem assim.
Quanto maior a insegurança na relação, mais necessidade a pessoa sente de dar visibilidade pública ao relacionamento amoroso.
Estampar o par na foto principal da rede social e postar constantemente os momentos do casal demonstra insegurança e sinaliza que a pessoa pode estar passando por momentos mais difíceis a dois.
Porém, o oposto também pode acontecer, claro. E aqueles que não são tão amorosos ou comprometidos costumam não publicar o que quer que seja sobre a sua relação nas redes sociais.
* O que pode haver por trás desse comportamento
As demonstrações amorosas online também representam como muitas pessoas comprometidas se veem.
Algumas delas veem a si mesmas: entrelaçadas aos seus parceiros, como se o seu objeto de amor fosse um complemento seu, ou seja, vêem seus parceiros como parte do que são.
Outra razão estratégica pela qual as pessoas fazem essas demonstrações é tentar proteger seus relacionamentos de ameaças existentes nas redes sociais.
Usar o Facebook, o Twitter e outras redes sociais expõe as pessoas a potenciais ameaças aos seus relacionamentos, como admiradores ou ex-parceiros que poderiam tentar seduzir e “roubar” seus namorados atuais.
Nas redes sociais (e também fora delas), as pessoas comprometidas exercem uma série de comportamentos para proteger seus relacionamentos de ameaças de terceiros. Mencionar o parceiro ou o relacionamento é uma forma de afastar os possíveis rivais.
O dilema de postar ou não postar
Pessoas satisfeitas e dedicadas ao seu relacionamento amoroso são propensas a incluir seus parceiros nos seus perfis em redes sociais.
“Ter uma foto de perfil com o parceiro ou postar uma foto dele de vez em quando é um sinal de que há mais satisfação na relação e é até mesmo benéfico para o relacionamento”, diz o psicólogo Gwendolyn Seidman na revista Psychology Today.
Mas ao contrário, quando há excesso de informações sobre o relacionamento, como por exemplo muitas fotos e demonstrações de amor, o relacionamento pode ser afetado, ou talvez isso seja um reflexo de que já existam problemas.
E se você nunca exibir o seu parceiro ou validar o relacionamento nas redes sociais, isso também pode gerar um desconforto.
Qual é o ponto ideal então?
Postar que você foi viajar com o seu amor nas férias, sem se concentrar no parceiro ou no quanto você o ama, não seria prejudicial.
No entanto, postar sobre o quanto vocês se amam ou exagerar nas fotos para parecerem um casal perfeito, não parece ser um comportamento tão aconselhável caso você queira que seu relacionamento dê certo.
O segredo, como tudo na vida, é sempre encontrar o equilíbrio. Nesse caso, o segredo é postar sobre a vida, não sobre o relacionamento.
E você, já pensou sobre isso? Qual é o tipo de foto que você prefere usar nas redes sociais? Qual é a sua foto de perfil?
Tags:
#JéssicaKuhn #i-PSI #psicanálise #fotodeperfil #redessociais #internet